Image

Ônibus leva ações sobre prevenção ao câncer de mama em Imperatriz

Ônibus percorre diversos bairros ao longo do ano e quase 100 mil pessoas já foram atendidas desde a implantação do projeto no município.

Para receber atendimento o usuário faz um cadastro rápido no próprio ônibus (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Muitas ações são feitas no mês de outubro com a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Em Imperatriz, a 626 km de São Luís, está tendo uma ação com ônibus de atendimento especializado. No ônibus itinerante são feitos exames preventivos, diagnósticos e encaminhamento de tratamento oncológico. Ele percorre diversos bairros ao longo do ano e quase 100 mil pessoas já foram atendidas desde a implantação do projeto no município.

A unidade móvel oncológica oferece atendimento a homens e mulheres em vários bairros de Imperatriz desde 2013. Até o momento já foram 90 mil atendimentos e 11 mil casos de câncer notificados. Durante o mês de outubro, bairros com grande população estão recebendo o ônibus, onde é possível a realização de exames preventivos.

 Bairros estão recebendo o ônibus e realizando exames preventivos (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Bairros estão recebendo o ônibus e realizando exames preventivos (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A coordenadora oncológica de Imperatriz, Vilenice Batista, afirma que durante o mês de outubro bairros com grande população irão receber o ônibus e realizar exames preventivos. “A unidade móvel sempre oferece o exame, o cadastro da mamografia, exame de pele para paciente que possui alguma suspeita do câncer de pele. Nós oferecemos biópsia de pele se caso esse paciente for realmente suspeito o médico solicita e automaticamente já é coletado esse exame de pele, de biópsia e oferecemos também o PSA e o exame de prevenção do colo do útero”.

Com relação à mamografia, de janeiro até outubro deste ano a unidade móvel oncológica atendeu 8342 mulheres. Destes, 610 resultados de exames apresentaram algum tipo de alteração. Das 3.345 mamografias realizadas 45 tiveram suspeita de câncer de mama. 139 mulheres fazem acompanhamento com mastologista e 610 são acompanhadas por um oncologista.

 Atendimento na unidade móvel tem o foco na prevenção (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Atendimento na unidade móvel tem o foco na prevenção (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Vilenice Batista acrescenta que os resultados positivos para câncer são encaminhados para a rede de oncologia do município. O atendimento na unidade móvel tem o foco na prevenção. “É muito importante que as mulheres façam os seus exames preventivos, que as mulheres a partir de 40 anos procurem a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa, procure o médico mastologista e faça o seu exame de mamografia porque o quanto antes for diagnosticado o câncer de mama mais fácil essa mulher pode vir a ser curada”, finalizou.

Para receber atendimento o usuário faz um cadastro rápido no próprio ônibus. Quem vai fazer mamografia precisa levar documentos pessoais, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o final do mês a unidade móvel vai passar por mais quatro bairros.

COMENTÁRIOS